LBJJ
A Liga Brasileira de Jiu-Jitsu (LBJJ) foi a primeira entidade reguladora do jiu-jitsu no Brasil. Idealizada pelo na época professor, Adair Alves de Almeida, que reuniu um grupo de professores oriundos dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal, a LBJJ foi fundada em 13 de julho de 1991.
Com uma diretoria provisória que tinha como presidente o professor Adair de Almeida (MG) e professor Célio Caneca (RJ), como vice-presidente, a instituição realizou seu primeiro campeonato, o Brasileiro Interclubes de Jiu-Jitsu, em dezembro de 1991, na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais.
Em junho de 1992 foi eleita a primeira presidência oficial da LBJJ que teve como Presidente o Professor João Leandro Neto (MG) e como vice-presidente o professor Silvio Pereira (RJ), que tomaram posse no dia 26 de Setembro daquele ano, na cidade de Caldas Novas, GO. Na mesma data e local foi realizado o segundo evento oficial da Liga.
A partir de então a Liga Brasileira começou a promover campeonatos anuais, sempre no mês de setembro e em cidades diferentes, contando com a participação de várias equipes vindas de várias partes do Brasil.
Em 1994 foi criada a Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu, inspirada na Liga Brasileira e nos encontros do professor Carlos Gracie Júnior com os diretores da LBJJ. Naquele ano, começava uma parceria entre as duas entidades, que se tornou mais forte quando o professor Hilton Leão se tornou presidente da Liga, em 1995.
Na gestão do professor Hilton Leão, hoje grande mestre de jiu-jitsu, faixa vermelha 9º grau, e atual presidente da Liga Brasileira, a entidade passou a gozar de grande prestigio dentro e fora do país, ganhando força e aumentando seu reportório de eventos.
A Liga realiza todo ano cinco competições que já fazem parte do calendário nacional e internacional da arte suave: Copa Leão Dourado, Campeonato Brasileiro Interclubes, Copa do Mundo Interclubes, Panamericano Interclubes e Open Nacional Interclubes de Jiu-Jitsu. Além das competições, a entidade promove ainda o exame de faixa preta e concessão de graus, curso de regras e arbitragem e dá apoio e suporte a outros eventos.
No ano de 2020 a Liga assim como todas as instituições representativas do jiu-jitsu sofreu com a pandemia do covid-19 e pela primeira vez na sua história, a entidade não realizou nenhuma competição. Já em 2021, a Liga mais uma vez foi inovadora ao realizar uma competição online, o LBJJ Extreme Solo Drill’s. A Liga Brasileira de Jiu-Jitsu não para, e a ideia é realizar o desafio internacional dessa modalidade.
Desde a sua Fundação até os dias de atuais, a LIGA BRASILEIRA DE JIU-JITSU tomou importante lugar no cenário do Jiu-Jitsu Nacional e Internacional, e segue firme no seu propósito de fazer da arte suave, um esporte mais forte, organizado e respeitado.
Confira a Galeria de Presidentes e Vices da LBJJ:
1991: Presidente: Adair Alves de Almeida
Vice-Presidente: Célio Caneca
1992: Presidente: João Leandro Neto
Vice-Presidente: Silvio Pereira
1995: Presidente: Hilton Leão
Vice-Presidente: José Guilhermo
1999: Presidente: Hilton Leão
Vice-Presidente: Silvio Caldas
2002: Presidente: Hilton Leão
Vice-Presidente: Flávio Teixeira
2005: Presidente: Hilton Leão
Vice-Presidente: Flávio Teixeira
2008: Presidente: Hilton Leão
Vice-Presidente: João Andrade
2012: Presidente: Hilton Leão
Vice-Presidente: José Guillermo
2015: Presidente: Hilton Leão
Vice-Presidente: José Guillermo
2019: Presidente: Hilton Leão
Vice-Presidente: Pascoal Monteiro